Casamento: Quando o Casal Precisa de Terapia
- Thiago Maciel
- 25 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de fev.
Quando? Apenas quando o relacionamento está à beira do fim? Essa é uma pergunta importante, e a resposta precisa ser compreendida de maneira clara.

O casamento é uma instituição criada para unir duas pessoas que decidiram compartilhar a vida juntas, dividindo experiências e desafios.
No entanto, o casamento é composto por dois indivíduos que trazem suas próprias contribuições para o "projeto casamento". Isso inclui suas personalidades, habilidades, costumes, traumas e questões pessoais. Quando temos clareza sobre o que estamos levando para essa instituição, lidar com o parceiro se torna mais fácil.
A importância de conhecer seus próprios traumas
Conhecer os próprios traumas é essencial, pois permite que você estabeleça limites claros com o parceiro. Isso cria um ambiente mais seguro e harmonioso, onde ambos podem conviver sem medo de reações desproporcionais. A terapia, nesse contexto, ajuda a identificar seus limites reais e a entender quais deles podem ser ajustados para promover a harmonia no relacionamento.
E os traumas desconhecidos?
Mas o que fazer quando há traumas dos quais você não tem consciência? Ao entrar no casamento, você carrega consigo os problemas que conhece, mas e aqueles que nem sabe que existem, mas que causam conflitos?
Vou dar um exemplo.
Um homem casado, que afirmava amar a esposa, às vezes a traía, mas apenas com prostitutas. Ele não sentia interesse por outras mulheres. Quando a esposa descobriu, eles conversaram, e ele disse que a amava e queria continuar tentando. A esposa, após refletir, decidiu perdoar e seguir com o relacionamento. Porém, o desejo de estar com prostitutas persistia, e o marido voltou a trair. Ele se sentia profundamente culpado e não compreendia por que agia assim, apesar do amor pela esposa.
Vamos fazer uma pausa na história.
O que você pensa sobre esse homem? Ele merece perdão? Se você tem uma visão religiosa, acredita que Deus perdoaria esse homem? O que você acha que Deus pensaria dessa situação?
A busca por respostas
O marido, frustrado e sem entender seus próprios sentimentos, procurou um terapeuta sistêmico. Na terapia, ele revelou seu sofrimento e a dificuldade de conciliar o amor pela esposa com suas ações. Após algumas sessões, o terapeuta descobriu que o homem, ainda bebê, havia sido abandonado pela mãe em um convento. A mãe, que ele nunca conheceu, era prostituta.
Com o tempo, ele compreendeu que o desejo de estar com prostitutas era, na verdade, uma tentativa inconsciente de buscar o contato perdido com a figura materna.
Entendendo a origem desses sentimentos, ele conseguiu, com o apoio da terapia, superar o comportamento que tanto o angustiava.
O desejo foi desaparecendo, e ele pôde finalmente viver o casamento sem ser assombrado por esse sentimento.
Refletindo sobre a história
Após conhecer essa história, sua visão sobre o homem mudou? O que você acha dele agora? E, se você é religioso, acredita que Deus o condenaria, considerando tudo o que ele passou?
O que trazemos para o casamento
Quando entramos em um relacionamento, carregamos experiências e traumas que, muitas vezes, nem nos lembramos. Essas experiências moldam nossas emoções e atitudes. Se vivências negativas, das quais temos consciência, já causam problemas, imagine o impacto daquelas que desconhecemos!
A terapia não é apenas uma ferramenta para lidar com o parceiro no casamento, mas para compreender o que cada um está levando para essa união. Se você enfrenta questões como ciúmes, mentiras ou omissões, considere buscar ajuda. E, se você se reconhece como a pessoa que causa esses problemas, admita isso e busque auxílio.
Terapia: Um caminho para a compreensão
Não tenha medo de expressar seus sentimentos em terapia, mesmo que você sinta que os problemas do casamento partem de você. Terapia é compreensão, e compreensão é essencial para viver bem — especialmente no casamento.
Se você está enfrentando dificuldades na sua relação, considere fazer terapia. Estamos aqui para ajudar. Entre em contato e marque uma sessão.
Não adie uma decisão que pode trazer alívio e melhorar sua vida.
Comments